Como saber se o seu preço está caro ou barato?
Fala pessoal tudo massa?
Me fala uma coisa: Você já ficou na dúvida quando passou um orçamento, sem saber se o seu preço estava caro ou barato?
Se tinha uma coisa que eu tinha dúvida era nisso!
Você vai lá, faz um orçamento, coloca seus custos e você chega em um valor. E aí bate aquela dúvida: “Nossa, será que meu preço está dentro do mercado?” Será que eu estou cobrando mais caro ou mais barato que os meus concorrentes?
Se você tem essa dúvida, vem comigo que é hoje que você nunca mais ficará nesse dilema. Mas já adianto que um bom jeito de começar é se profissionalizando em um método que te ensina o passo a passo, AQUI você encontra um método que irá te preparar 100% para todo o processo de venda e instalação.
A questão do preço é algo que depende da realidade de cada um, pois seja você um autônomo ou seja você uma empresa maior, cada um possui custos individuais.
Por isso é normal que o preço dos sistemas fotovoltaicos varie de região para região e de empresa para empresa. Porém temos que ter um norte em relação aos preços.
Exemplo: Você vai lá comprar um pacote de arroz no mercado. Vai ter mercado que o arroz vai custar 20 Reais/ kg e vai ter mercado que vai custar 25 Reais/kg. Logo, os preços podem variar de mercado para mercado e de região para região.
Porém, se você chegar no mercado e o arroz estiver custando 50 Reais/kg, uma luz já acende na sua cabeça – Opa! alguma coisa está errada.
E com os sistemas fotovoltaicos é a mesma coisa. Quando seu cliente pede um orçamento, ele receberá outros orçamentos também. E nessa hora é normal ter preços de tudo quanto é tipo.
Você vai encontrar o cara do precinho, que vai jogar o preço lá embaixo e entregar um serviço péssimo.
E você vai ter a empresa que joga o preço lá nas alturas. Por isso, quero que você entenda que quem define o seu preço é você, porém o que eu quero te ensinar aqui é definir esse preço de maneira inteligente, para você ter a plena noção se o seu preço está na média do mercado, acima da média ou abaixo da média, sacou?
E assim, “cá entre nós”: Não seja o cara do “precinho”! Não seja o cara que vai jogar o preço do sistema lá embaixo para ganhar um troco somente e vai chegar lá na no cliente e vai amarrar os painéis com arame, que vai instalar e sumir e o cliente nunca mais vai ouvir falar de você, que vai lá fazer a instalação na casa do cliente de chinelo.
Pessoal, parece piada, mas você não imagina a quantidade de absurdo que a gente vê por aí. E, o pior, muitas vezes a pessoa que está fazendo errado jura que está fazendo o certo, se você chegar e falar que existe uma maneira melhor de fazer, a pessoa capaz que queria brigar com você. Já até nos chamaram de engenheiros de araque aqui!
É, galera, tem muito valentão ou valentona atrás de uma tela. Mas ao vivo a pessoa é mansa como uma pomba.
Mas esse não é o foco do nosso tema de hoje. O que precisamos fazer é saber dar o nosso preço com a convicção de que sabemos o que estamos fazendo.
Mas como que eu sei o preço médio que estão cobrando na minha região? Pessoal, existem algumas formas de fazermos isso. Hoje eu vou mostrar duas para vocês.
A primeira delas é você fazer uma pesquisa de mercado. Você literalmente investiga e mapeia as empresas da sua região e descobre qual o valor médio que elas estão cobrando pelos sistemas. Com o tempo isso vai acontecer naturalmente. Pois é normal você sempre brigar pelos orçamentos com as mesmas empresas.
Eu me lembro que tinha uma empresa em Juiz de Fora, onde a gente já fez algumas obras, que sempre tinha algumas empresas que estavam na luta pelo orçamento, e com o tempo você acaba vendo o preço que essas empresas praticam.
E cá entre nós: Era a famosa empresa do precinho! Os caras faziam cada barbaridade nas instalações que só Deus na causa!
Com o tempo, nós percebemos que a briga não deveria ser no preço, pois sempre vai ter alguém disposto a fazer um preço menor que o seu. A briga tem que ser pela qualidade do serviço. E acredite - Muitos e muitos clientes preferem qualidade e segurança na contratação que somente preço!
A outra opção é utilizar uma ferramenta que nós usamos aqui na Engehall para dimensionar e gerar nossas propostas comerciais - o AZUME.
O AZUME tem uma funcionalidade muito interessante na parte de precificação que mostra qual é o valor médio praticado pelo mercado para aquela potência de sistema. Além disso, ele tem uma outra funcionalidade que chamamos de precificação fácil, que vai permitir que você consiga dar um preço em segundos com a certeza se seu preço está na média do mercado ou não.
Top demais, não é, galera!
E agora eu quero lhe fazer um convite especial!
Se você quer aprender ainda mais sobre como vender e instalar sistemas fotovoltaicos, assim como eu aprendi, e se tornar um profissional valorizado no mercado de trabalho.
Então te convido a conhecer o curso Energia Solar Lucrativa.
Um treinamento que deixará você apto a ganhar uma renda que pode ultrapassar os R$ 5000 por instalação realizada, já que esse é o setor que mais cresce no Brasil e no mundo!
Não perca mais tempo, deixei um link AQUI para você que busca a sua autonomia financeira!
Muito obrigado por ter continuado aqui comigo até o final.
Um forte abraço e até a próxima!