INCRÍVEL - AVIÃO movido a ENERGIA SOLAR!
Você já imaginou como seria fazer uma aeronave voar durante 23 dias usando apenas energia solar?
Pois é, galera, o céu acabou se tornando o limite para dois pilotos suíços que tiveram essa ideia inovadora de mostrar para todo o mundo que uma aeronave pode ter seu consumo todo suprido por uma fonte de energia limpa e sustentável.
E não foi que deu realmente certo?
Atualmente os combustíveis fósseis são os principais combustíveis utilizados na indústria aeronáutica.
O querosene é o combustível mais usado por aeronaves a turbina, ele é responsável por emitir diversos poluentes perigosos que contribuem com o aquecimento global na atmosfera, além de possuir um custo elevadíssimo, chegando a custar mais de 30% das despesas operacionais da aviação.
E não é à toa que sempre estão buscando por outras alternativas para substituir os combustíveis fósseis. Alguma alternativa que seja mais leve, mais barata e mais limpa.
E é por isso que agora eu vou te contar uma história de um avião chamado Solar Impulse two. O primeiro avião que concluiu sua inédita volta ao mundo, sendo movido apenas com energia solar. Incrível, não acha?
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Mas a aeronave não completou esta volta em apenas 1 dia não. O percurso somou um total de mais de 42 mil quilômetros, dividido em 17 voos.
Essas pausas eram necessárias não para um abastecimento, como nas aeronaves comuns, e sim por conta do cansaço dos pilotos, André Borschberg e Bertrand Piccard, que se revezaram para pilotar o avião em toda essa trajetória.
Mas é claro que alguns reparos também eram necessários.
Em sua maior etapa, o avião movido a energia solar voou 118 horas, partindo de Nagoya, no Japão, até uma ilha americana no Havaí.
Quebrando o recorde mundial absoluto de voo ininterrupto mais longo da história. Mas este foi apenas um dos 19 recordes oficiais da aviação estabelecidos durante sua trajetória.
Este avião foi totalmente desenvolvido para permanecer voando apenas com energia solar, sendo capaz também de captar a energia necessária para carregar suas baterias e fazer o avião voar durante toda a noite, mesmo quando não há incidência dos raios solares.
O Solar Impulse Two, tem uma envergadura maior comparada a envergadura de um Boeing 747, pesando um total de 1 tonelada e meia, um pouco mais pesado do que um carro de porte pequeno, e é alimentado por mais de 17.200 células solares que revestem suas asas e fuselagem.
É interessante sabermos que todos os protótipos de aviões movidos a energia solar já inventados possuem em sua estrutura uma envergadura muito grande, pois como eles voam com uma velocidade baixa, eles precisam ter um planeio maior, exatamente para conseguirem sustentar esse voo.
E também para possuírem uma maior área de instalação de painéis fotovoltaicos.
Concordam comigo que quanto mais painéis forem instalados, maior será a captação de radiação do sol e, também, mais energia será convertida?
Mas apenas uma envergadura maior não é suficiente, as aeronaves movidas a energia solar também devem ser leves.
Mesmo assim, ainda não são capazes de serem rápidas, a solar impulse two, por exemplo, atingiu uma velocidade máxima de 140 km/h, mas em todo seu percurso teve uma velocidade média de 70km/h.
Apenas para termos uma noção de comparação, aviões comerciais, como o Boeing 747 atingem uma velocidade média de 914 km/h, possuindo uma envergadura aproximada a do solar impulse 2.
Mas por que o Solar Impulse Two é movido a uma velocidade tão baixa?
Isso, galera, ocorre devido a utilização de motores elétricos. Eles não podem ser tão potentes, pois não há energia suficiente para suprir um motor desses.
Além disso, a baixa velocidade é consequência não só da utilização de painéis fotovoltaicos para alimentar motores, mas também por carregarem as baterias que serão utilizadas à noite.
Mas isso não é um problema, pois a intenção dos inventores por trás da Solar Impulse, que inclusive eram os próprios pilotos, não era de produzir uma aeronave rápida, e sim de demonstrar para todo o mundo que as fontes de energia limpas podem atingir objetivos impossíveis.
A própria NASA, já trabalhava em protótipos de aviões movidos a energia solar desde 1980, e tinham como intenção de desenvolver um satélite atmosférico, que pudesse voar muito alto e durante muito tempo. Mas foi aí que, em 2003, esse projeto foi encerrado com um acidente catastrófico, que resultou na completa destruição de um desses protótipos, a Helios, que era parte de um projeto da Aerovironment.
O que torna o projeto da Solar Impulse ainda mais incrível, pois até a NASA já havia abandonado seus projetos de aeronaves movidos a energia solar.
Mas e aí, o que achou dessa história? Você assim como eu também fica mega empolgado com esses grandes feitos da energia solar?
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Muito obrigado por ter continuado aqui comigo até o final.
Um forte abraço e até a próxima!